Como preparar peixe jundia

Como preparar peixe jundia
Como preparar peixe jundia

Dentre as iguarias que a cozinha brasileira coloca a disposição, sem duvida nenhuma uma delas é o jundiá.
Peixe que temos a nossa disposição de maneira farta em nossos rios e lagos e muito apreciado pelos brasileiros.
Sua carne firme com gosto peculiar, juntamente com a vantagem de ser um peixe que tem muito pouco espinho, permite ser aproveitado de diversas formas na cozinha.

Trataremos aqui de duas formas de preparo do jundiá, frito e ensopado.

Dificuldade Fácil Instruções
  1. 1

    Jundiá frito

    Separe uma travessa ou vasilha, coloque farinha de trigo em torno de um dedo de espessura de farinha na vasilha e deixe ao lado.
    Depois pegue o peixe e o corte em postas em torno de 3 cm de largura , salgue com sal fino de cozinha a gosto( não esfregue o sal na carne mas sim coloque sal com os dedos derrubando sobre as postas aos poucos), deixe descansar por um período de uns 15 minutos ate que o sal penetre.
    Após isso leve as postas e passe na farinha de trigo, depois que a farinha aderir bem ao peixe pode colocá-lo para fritar.
    O óleo da frigideira deve estar bem quente.
    O peixe estará bem frito no momento em que estiver com coloração dourada, após um lado ficar dourado, vire e frite o outro lado ate que tenha a mesma cor.
    Outra forma de saber se esta pronta ou bem próximo de estar pronto é que para de estourar em função da umidade não estar mais presente na carne.
    Depois que estiver pronto retire da frigideira e leve ate uma vasilha com papel toalha onde colocara as postas para que não fiquem oleosas.


    Jundiá ensopado

    Essa forma de preparo de jundiá também é muito apreciada principalmente em função deste peixe não ter espinhos e ser uma comida quente ideal para inverno.
    Utilize uma panela de fundo plano para poder acomodar em camadas os ingredientes que usará.
    Precisará para 1 kg de peixe cortado em postas, duas cebolas médias, um pimentão verde um pimentão amarelo e um pimentão vermelho e três tomates, todos cortados em rodelas.
    Salgue o peixe e coloque na panela em camadas, em cima da camada do peixe faça uma camada com a cebola, após faça outra camada com o tomate, o mesmo com o pimentão. Coloque sal. Não é necessário colocar água.
    Depois de deixar ferver durante um tempo experimente o caldo para ver se esta com sal suficiente e tempere a seu gosto


Video Como Fazer Como preparar peixe jundia

Termos pesquisados:
  • peixe jundia e bom frito ou ensopado

Deixe seu comentário...

© 1997 - 2014 | Tudo Gostoso Receitas - Todos os direitos reservados.
User Online